Eu costumo dizer que acampar é uma experiencia que todos devem experimentar ao menos uma vez na vida. Quem tem coragem de se jogar na natureza por inteiro, com o coração e a mente abertos nunca volta igual!
Escondida entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, São Francisco Xavier é um destino cheio destino cheio de tranquilidade. Pra quem procura um final de semana na natureza, o município possui diversas atrações naturais de tirar o folêgo. E o melhor, fica pertinho de São Paulo.
São Francisco está localizada nas montanhas de São José dos Campos, a 150 km de São Paulo. A vila fica há quase 1800 metros de altitude e faz parte da bacia hidrográfica do rio Paraíba do sul, por isso é uma importante área de proteção ambiental.
O Pico da onça é uma das suas famosas atrações, uma trilha linda com diversas bicas de água, no meio da Mata Atlântica.
O Pico da onça é uma trilha perfeita para se fazer em um final de semana, para acampar no seu mirante, ou até mesmo um passeio de bate e volta. Ele esta localizado em uma altitude de 1600 m, com uma paisagem inspiradora. Do cume, conseguimos ver toda a região do Vale do Paraíba de um lado, e do outro, Monte Verde em Minas Gerais. A trilha é autoguiada, não tem erro. A partir do momento que você estaciona o carro na base, o caminho é todo em uma estreita estradinha de terra em meio a Mata Atlântica. Para quem não gosta de caminhar no sol, a trilha possui muita sombra, do começo ao fim.
A trilha é toda em ascensão, em nenhum momento andamos no plano. Ela é considerada nível moderada não apresenta dificuldades técnicas. Ao todo são 10 km de ida e volta. Nós levamos aproximadamente 3 horas para subir desde que deixamos o carro. Acredito que o tempo foi grande, fomos parando para comer, conversar, descansar. Estavamos sem pressa, então tudo era motivo para parar, respirar e apreciar.
Há muitas pessoas durante o dia subindo e descendo a trilha, pelo menos em finais de semana. Por ser uma trilha próxima a região de São José dos Campos, é bem difícil encontrar o mirante vazio. Acredito que apenas em dias de semanas. No caminho para o mirante , encontramos com uma familía em que o pai estava levando o bebe de dois anos na cargueira nas costas. Foi a coisa mais linda e emocionante de se ver.
Se você é amante de bicas, assim como eu, pode comemorar. Água é o que não falta durante todo o trajeto da trilha. Ao todo são pontos em que você pode se refrescar e beber aquela água fresca da Serra. Pra mim, essa é uma das melhores partes.
Acampar no mirante do Pico da Onça foi uma experiencia incrível. Principalmente, porque quando chegamos o sol estava se pondo, no lado que conseguimos ver Minas Gerais e logo a noite começou surgir. A área de acampamento cabem aproximadamente 15 barracas de camping. Quando chegamos a área já estava cheia, então eu recomendo que cheguem um pouco mais cedo. Nós demoramos muito durante a trilha e chegamos por volta das 17 horas. O céu estava tão estrelado que conseguimos ver a via láctea. Tomamos um vinho e ficamos conversando até o sono bater.
O dia seguinte amanheceu chuvoso e fechado, não conseguimos ver o nascer do sol que queríamos. Mas, a vista estava linda. Um clima bem frio com muita neblina entre as montanhas. Tomamos nosso café da manhã, desmontamos a barraca e nos despedimos do paraíso. A descida foi uma outra experiencia a parte, no caminho, desviamos a rota e entramos no bosque dos duendes. Uma floresta com lindas árvores, um bosque que convida a um momento reflexível e contemplativo.
Nível: moderado
Distancia: 10 km ida e volta
Tempo médio: 2h30min
Pontos de água: 6
Elevação: 801 m
Altitude: 1680 m
Custo do acampamento: gratuito
Custo da entrada: gratuita
Custo do estacionamento: gratuito
Como chegar: Final da Estrada do Ferreiras, São Franscico Xavier
Viagens de experiências pelo Brasil e pelo mundo! Sua única preocupação é fazer as malas!
Av. da Liberdade, 851 | SP
(11) 93051-8581 | (12) 98216-3175
contato@vaiviver.com.br