Canyon da Ventania
Mitos que te contam sobre viajar sozinha!
Por Mayumi Kurimori

publicado em 07/07/2020

Eu já escutei muitos mitos por ai sobre mulheres viajando sozinhas, e pode ser que já tenha surgido aquela vontade de ser jogar no mundo, mas vários pensamentos ainda surgem na sua cabeça te impedindo de ir viver essa experiência. Hoje eu vou falar um pouquinho sobre alguns mitos que te falam por ai, que você não deveria dar tanta importância assim.

5 MENTIRAS que te contam sobre viajar sozinha

Mentira, eu namoro há mais de três anos e sempre quando surge a oportunidade eu viajo sozinha. Me lembro quando decidi fazer minha primeira viagem sozinha, ainda não tinha conversado com ele sobre a ideia, cheguei e falei, que queria comemorar minha formatura em uma viagem solo. A primeira coisa que ele fez foi me apoiar, e foi ai que eu tive mais a certeza que nosso relacionamento era o que eu queria pra minha vida. Eu acredito que nós somos pessoas individuais, que devemos viver nossas experiências, nossas próprias histórias. As vezes seu parceiro não está com tempo para te acompanhar, não pode viajar naquele momento ou então simplesmente você quer fazer alguma coisa diferente, quer ter um tempo para você.

Quando você viaja sozinha inevitavelmente você está mais aberta para outras coisas, para conhecer pessoas. Atenção, se você esta num relacionamento que você deixa de fazer alguma coisa por causa do seu parceiro,  da uma repensada sobre isso. Durante a viagem, você vai sentir saudade da pessoa, vai querer compartilhar os momentos mas, está tudo bem também aprender a ser feliz sozinha. É se permitir ter uma nova vivência.

Mito. A menos que você queria ficar sozinha, esteja fazendo a viagem para isso, e se isole totalmente das pessoas, afinal você está indo com esse propósito, é sua escolha. Mas, calma. Se esse não for o seu objetivo, muito provavelmente você vai fazer amigos. A galera que viaja, na maioria das vezes está sempre aberta para conhecer novas pessoas, principalmente se você se hospedar em hostel, albergue, se for fazer algum tour em grupo, free walking tour. As pessoas quando percebem que você está sozinha, elas chegam mais perto de você e rola uma conversa, principalmente se elas também estiverem sozinhas. Quando eu cheguei no primeiro hostel no Peru, assim que passei na recepção, sentei pra tomar um chá na área de conveniência e já surgiu uma brasileira falando comigo, depois de um tempinho de conversa, percebemos que éramos do mesmo pais e caímos na gargalhada! Tem brasileiro por todo canto do mundo! Então é muito dificil você ficar sozinha, mesmo se você for mais tímida, como no meu caso. Você vai se surpreender com você mesma e sua capacidade de fazer amigos, depois de um tempo fica muito mais fácil chegar para conversar com as pessoas, vai ficando automático na medida que você vai se abrindo e aprendendo a lidar com a situação.

É um mito bem grande. Eu já vi mulheres de todos os tipos viajando sozinhas, uma vez, eu conheci uma senhora que tinha 70 anos num hostel em SP que estava viajando o Brasil todo, e ela me contou que tomava vários remédios para pressão antes de começar a viajar, e que depois que começou tinha diminuído drasticamente e se sentia muito mais feliz.
Também conheci um senhor Italiano, quando fui subir a montanha colorida no Peru, uma das trilhas mais difíceis.
Ele estava no mesmo tour que eu, sentamos do lado na van e ele foi me contanto as aventuras que fazia pelo mundo sozinho. Quando nós fomos para o Uruguai conhecemos uma mexicana, de 17, 18 anos que tinha acabado de terminar o ensino médio e estava viajando pela América Latina sozinha. A verdade é que é a idade da sua alma, o quanto você está aberto para viver e se aventurar, nunca é tarde!

A verdade é que o medo de fazer algo diferente sempre vai vir, quando eu fui pela primeira vez, alguns dias antes eu fiquei super ansiosa, chorei e até mesmo pensei em não ir. Mas, não deixei esse medo me dominar por total. O que me ajudou muito, foi ter as coisas sobre controle, claro, você não pode ter o controle de tudo que vai acontecer, né? Mas, ter um planejamento no papel de como vai ser os primeiros dias, como você vai fazer pra chegar do aeropoto no hostel, vai pegar um taxi, um uber? Tem uber no pais que voce esta indo? É legal você pesquisar com bastante detalhes porque assim, você diminui o risco de acontecer algum imprevisto. A primeira vez que fui para o Uruguai, eu levei uma pastinha, essas de escola mesmo sabe? Com tudo 100% impresso, desde as reservas no booking, até as passagens de onibus que íamos pegar por lá! Parece meio bizarro nos dias de hoje, né? Mas aquilo me ajudou demais! 

Outra coisa, você não precisa viajar de uma forma 100% aventureira. Você precisa entender como se sente confortável. Então, por exemplo, em vez de fazer aquela trilha que quer sozinha, com uma mochila nas costas e uma mapa, pode optar por ir com uma agência, com um grupo. Talvez seja mais fácil pra você começar dessa forma.

Vamos combinar né? Se for a sua primeira viagem você não vai escolher ir para o Afeganistão, para Índia ou Marrocos. Você pode começar indo em uma cidade vizinha, para América do Sul, por exemplo. Minha primeira viagem mesmo sozinha aqui no Brasil, foi para o Rio de Janeiro, então, mesmo sendo uma cidade mais perigosa, eu já meio que sabia como me virar caso acontecesse alguma coisa. Depois que você começa ganhando experiência, vai adquirindo mais coragem de ir mais longe. Ninguém te segura mais!

Olha gente, nós mulheres sabemos que para corrermos riscos nos dias de hoje, as vezes a gente nem precisa sair de casa,né? Então, não deixe de viver por causa disso. Não deixe a vida passar por ser perigoso ser mulher. Claro, nós temos que tomar alguns cuidados, pesquisar muito antes, se informar, porque existem varios paises e destinos que você precisa se comportar de maneira diferente, a cultura local, forma de se vestir, o modo de falar, certas coisas que as vezes a gente faz no Brasil e em outros lugares não é muito legal. Acredito que é uma questão mais de bom senso, seguir a sua intuição, acima de qualquer coisa. Se você está saindo sozinha, em um lugar que você não conhece, você não vai beber todas, como se o mundo fosse acabar amanha, também não vai sair na rua a noite se perceber que ela é mais deserta.

Você vai começar a desenvolver seu felling, prestar mais atenção nos lugares onde esta indo, olhar ao redor..No começo pode parecer que esta toda desconfiada, mas com o tempo vai começar a fazer isso naturalmente e desenvolver uma certa malícia ao viajar.

Nesse exato momento tem milhares de mulheres viajando sozinhas o mundo. O mundo é muito melhor que a gente pensa e o numero de pessoas que estão nessa aventura solo tabém é grande. As pessoas boas existem nos quatro cantos do mundo, então, vai, que vai da tudo certo e volte com muitas histórias e momentos para compartilhar! Se joga!

Confira nosso conteúdo no Youtube

Está gostando dos conteúdos? Compartilhe!

Experiências que Transformam

Giovanni Bruno
Giovanni BrunoPedra do Baú
Leia mais
"Vivi com vocês uma das experiências mais gratificantes da minha vida! Sai completamente da minha zona de conforto e percebi que meu potencial vai muito além! Valeu, Equipe VaiViver!"
Mariana Canhoto
Mariana CanhotoCarrancas, MG
Leia mais
"A cada viagem fico mais apaixonada pelo trabalho incrível que vocês fazem! A viagem foi demais e quem não foi, aproveite a próxima data e vá!!!"
Cleide Dias
Cleide DiasPedra da Macela
Leia mais
"Minha 5ª viagem com o VaiViver! Cada uma delas, um aprendizado diferente! São experiências que me fazer sair da zona de conforto e me sentir viva! Parabés e até breve!"
Chris Bandeira
Chris BandeiraPetar, SP
Leia mais
"Não é sobre viajar e se divertir, é sobre se superar, vencer medos, ter empatia, ser solidário, ser equipe e ganhar força para conquistar os degraus da vida! Que vibe incrível!"
Anterior
Próximo