Uma dúvida que sempre surge quando vamos fazer um trekking, acampar, é como organizar uma mochila cargueira de forma eficaz, prática e leve. Fazer a distribuição dos pesos dos equipamentos é uma das coisas mais importantes para garantir nosso melhor rendimento na caminhada e evitar dores desnecessárias na coluna e no corpo.
Outra questão muito importante é saber escolher a cargueira certa para a ocasião. Particularmente gosto muito de mochilas pequenas e compactas para trilhas e travessias com menos de uma semana de duração. Já viajei mais de 25 dias com minha mochila de 50 litros, e acredito que para acampamento de um dia, esse tamanho é o ideal para melhor rendimento e conforto. O segredo esta escolher os itens realmente necessários e saber balancear os pesos dentro da mochila!
Aprender a organizar todos os seus equipamentos de acampamento antes de montar a sua mochila cargueira, também irá te ajudar a não esquecer nenhum item fundamental e dispensar os itens supérfluos.
No fundo da mochila é onde vamos concentrar os itens mais volumosos e que vamos utilizar apenas quando formos dormir. Neste espaço, eu coloco o saco de dormir, que ajuda a dar um suporte e equilíbrio para a mochila, por ser muito volumoso. Também coloco a minha toalha e nos espaços vazios preencho com roupas intimas e meias. Esses objetos também possuem como função de agir como um amortecedor entre as suas costas e sua mochila.
No corpo da mochila, devemos dividir em duas partes.
Na parte do costado iremos colocar os equipamentos mais pesados. Essa distribuição, cria um centro de gravidade estável e faz com que a carga fique balanceada para baixo da cargueira. Eu costumo colocar a minha barraca na parte central costeira interna da minha mochila. Com essa disposição, eu divido a cargueira em duas partes. Assim, vou distribuindo os itens mais pesados na parte da costeira da mochila e os itens mais leves na frente. Sempre buscando o equilíbrio dos dois lados.
Uma dica importante é colocar os objetos mais macios em volta dos objetos mais volumosos, assim, evitamos que ele se desloquem na mochila. Use algumas peças de roupas para preencher as lacunas que estão vazias no corpo da mochila
Costeira da mochila
Parte interna da frente
Nessa parte eu coloco os itens que são mais volumosos e mais leves. Costumo colocar minhas roupas. Como:
Nessa parte eu coloco os itens essenciais que vou precisar com mais urgência ou frequência durante a minha trilha. Geralmente, nas cargueiras ela costuma ser um bolso bem espaçoso. Costumo colocar
____
Nessa parte eu coloco os itens essenciais que vou precisar com mais urgência ou frequência durante a minha trilha. Geralmente, nas cargueiras ela costuma ser um bolso bem espaçoso. Costumo colocar
Estas amarras servem para acondicionar equipamentos que não podem ser guardados de nenhuma outra forma, como o bastão de caminhada e o isolante térmico. Eu costumo colocar um de cada lado da minha cargueira para dar uma equilibrada.
Com todos os itens adicionados na nossa cargueira, é hora de realizar o teste de equilíbrio. Para ver se realmente os pesos estão bem distribuídos, coloque a mochila de pé e observe se ela fica parada. Se ela tender para algum lado significa que os pesos não estão equilibrados, então é necessário ajustar e distribuir melhor.
Viagens de experiências pelo Brasil e pelo mundo! Sua única preocupação é fazer as malas!
Av. da Liberdade, 851 | SP
(11) 93051-8581 | (12) 98216-3175
contato@vaiviver.com.br