Após um delicioso café da manhã, saíremos para o passeio mais famoso do sul do Piauí, o Boqueirão da Pedra Furada, realizando a Trilha Hombu.
Nossa visita começa na casa da família do Sr. Neco Coelho, uma das primeiras famílias a chegar à região que hoje é o Pq. Nacional, hoje em dia a casa não é mais habitada e veremos as ruinas com as escavações, um roteiro que inspira história do começo ao fim!
Em seguida, faremos a trilha passando por sítios arqueológicos, vistas panorâmicas impressionantes, onde poderemos observar a vegetação local que se transformou ao longo dos anos para poderem sobreviver na caatinga, observaremos diversas espécies endêmicas de Cactos.
Depois de uma manhã repleta de pinturas rupestres, observação da fauna e flora, faremos uma parada para o almoço na comunidade Sítio do Moco, em restaurante com comida caseira típica local, nesse momento teremos contato com as pessoas da comunidade e conseguiremos sentir o acolhimento e aconchego dos moradores locais!
Após o almoço visitaremos o Boqueirão da Pedra Furada, local mais visitado do Parque, onde se encontra alguns sítios arqueológicos e a famosa Pedra Furada, o famoso monumento geológico que é considerado o cartão postal do Parque.
Ao entardecer, continuaremos a imersão, dessa vez, sob a luz da lua e das estrelas para observar outras pinturas rupestres que só podem ser contempladas a noite! Você verá um paredão com mais de mil pinturas e onde foi encontrado até hoje o vestígio mais antigo da presença do homem no Continente Americano (50.000 anos).
Após o passeio, retornaremos para o hotel onde iremos jantar e descansar pro dia seguinte!
"Me emocionei muito com o Senhor Noca e o seu caderno de histórias. Saber o que aquela comunidade passou e como tudo começou. Conversar com os locais agrega valor à experiência e nos faz repensar muitas coisas em nossa vida! Ver a caatinga verde e pulsante me impactou profundamente! Desconstruí tudo o que pensava sobre o sertão nordestino!"