03

jul
2019

Trekking Noturno para a Pedra do Baú: tudo o que você precisa saber!

Posted By : Cecilia/ 106 0

Quantas pessoas que você conhece já subiram a Pedra do Baú? Talvez , algumas… Mas quantas pessoas que você conhece já subiram a Pedra do Baú em um Trekking Noturno? Aposto que poucas! Essa modalidade de caminhada ainda não é muito conhecida no Brasil e ainda há muitas dúvidas sobre esse esporte sensacional!

Vamos tirar algumas dúvidas e entender um pouco mais sobre as principais vantagens de fazer a caminhada sob a luz da lua!

  1. “É seguro caminhar a noite? Tenho medo de não enxergar nada!”
    .
    Sim, é seguro! Nós contamos com uma Equipe local especializada na subida noturna da Pedra do Baú, condutores experientes e treinados que cuidarão de todo o passo a passo da sua subida! Além disso, contamos com toda a proteção dos equipamentos de segurança que, para nós, é de uso obrigatório! Você estará usando um capacete com uma lanterna de cabeça acoplada, isso permitirá que você enxergue  o caminho e ainda tenha as suas duas mãos livres para usar durante a subida. Também usará cadeirinha e mosquetão, que são equipamentos que te prenderão a via ferrata durante a sua subida, garantindo a sua segurança mesmo que você tenha alguma falta de atenção ou venha escorregar, por exemplo!
    .
  2. “Eu preciso ter conhecimento prévio em escalada?”
    .
    Não!  A trilha para o Baú é um dos tipos de escalada mais simples que existem, você não precisa ser experiente para subir a pedra, precisa ser atento e ouvir com atenção as instruções de nosso condutor, que estará te auxiliando durante toda a subida. Será uma experiência incrível e se você nunca experimentou um Trekking em via ferrata, é uma grande oportunidade de participar dessa aventura com toda segurança!
    .
  3.  “Tenho fobia a altura! Esse roteiro é indicado para mim?”
    .
    Se você tem fobia a altura, esse roteiro não é indicado para você, mas se você tem um medo ou receio de altura e gostaria de superar isso, nós recomendamos que você vá! Lembre-se, fazer trilhas é uma forma de se autoconhecer e estar em contato com algo tão diferente pode te trazer novas sensações e vontades novas! Superação, contemplação e autoconhecimento fazem parte do processo de viver!
    .
  4. “É possível levar crianças?”
    .
    Sim! As crianças amam a subida para o Baú, é uma aventura para todos os tamanhos e geralmente, eles se divertem mais do que os adultos, pois ainda não têm um montão de crenças limitantes e medos que os adultos acabam adquirindo com o tempo!
    .
  5. “Quantas horas de trilha vamos fazer?”
    .
    São aproximadamente 1h de trilha até a base da Pedra do Baú e mais 40 minutos de subida em via ferrata! Sob a luz da lua e das estrelas, o tempo passa muito rápido, é uma sensação bem gostosa!
    .
  6. “O que eu preciso levar?”
    .
    Leve uma mochila pequena, com água, um lanchinho de trilha reforçado para tomar café durante o nascer do sol no alto da montanha, óculos de sol, boné e protetor solar (você irá precisar na volta). Roupas de frio são fundamentais para realizar esse Trekking, as temperaturas em São Bento do Sapucaí são amenas nessa época do ano e faz bastante frio, se agasalhe bem: segunda pele, corta vento, duas calças, gorro, cachecol e luvas. Câmera fotográfica e muita alegria não podem faltar, claro!

 

E agora veremos as principais vantagens de se fazer uma trilha a noite! Será que vale mesmo tanto a pena? Bora conferir!

  1.  Você não fica com solzão na cabeça o tempo todo!
    .
    Poucas pessoas pensam nisso, mas fazer trilha com sol forte em altitude é realmente uma das coisas a se evitar em montanha! Como subimos na parte da noite, pegamos sol apenas nos seus melhores horários para caminhada, ou seja, não estará a pino e poderemos nos proteger entre a sombra da trilha! Nosso conforto térmico será melhor e o protetor solar dará conta da proteção contra raios UV!
    .
  2. Você tem uma experiência muito além do sentido da visão!
    .
    Quando fazemos trilha durante o dia, sempre conseguimos ver o nosso caminho, dessa maneira, outros sentidos como tato e olfato não ficam tão aguçados, pois nossos olhos estão cuidando do caminho! Quando há menos luz, nosso cérebro aguça outros sentidos para compensar a falta de visão e isso faz com que você fique mais alerta e tenha uma experiência mais completa com outros sentidos! Isso é sensacional, pois faz com que você perceba cheiros e sensações que não experimenta durante o dia!
    .
  3. É possível curtir os 2 visuais!
    .
    Você verá tanto a floresta sob a luz da lua e as estrelas e depois sob a luz do sol! Verá o dia se transformando diante dos seus olhos e poderá perceber claramente as diferenças do ambiente! É o mesmo lugar, mas ao mesmo tempo, com visuais completamente diferentes!
    .
  4. O nascer do sol no topo da montanha é uma experiência que não tem preço!
    .
    Ver o sol nascendo no horizonte, uma bolinha de fogo trazendo mais um novo dia, é revigorante! O amanhecer é um dos fenômenos mais lindos da natureza e um dos mais reflexivos também! Você só entenderá vendo, sentindo aquele momento com todo o seu corpo! É único, é encantador!Você gostou? Se quiser saber mais informações sobre nosso Trekking Noturno para a Pedra do Baú, clique aqui! Lembramos que ele terá saída única em 2019 e será a ultima chance de poder curtir uma trilha noturna com o VaiViver esse ano!
    .

Equipe VaiViver

Deixe seu comentário

Insira um comentário.
Digite seu nome
Digite seu email
Digite um email válido