fbpx
Projeto Cerrado
O CERRADO ABRIGA AS NASCENTES DAS TRÊS MAIORES BACIAS HIDROGRÁFICAS DA AMÉRICA DO SUL!

Por que o cerrado?

Segundo documento do Ministério do Meio Ambiente, o Cerrado detém 5% da biodiversidade do planeta. Além de abranger 25% do território brasileiro, mas somente 3,1% de seu território está em proteção integral. É o bioma que possui a menor porcentagem de áreas sobre a proteção integral. Segundo estimativas, abriga mais de 6 mil espécies de árvores e 800 espécies de aves. Além da variedade de outras formas de vida. Por isso, o Cerrado é uma das 25 áreas do mundo consideradas críticas para conservação, devido à riqueza biológica e à ação do homem.

O CERRADO ABRIGA AS NASCENTES DAS TRÊS MAIORES BACIAS HIDROGRÁFICAS DA AMÉRICA DO SUL!

No cerrado nascem a bacia do São Francisco, Amazônica/Tocantins e Prata, mas seu potencial aquífero não para por aí. A vegetação do Cerrado – a segunda maior formação vegetal da América Latina em extensão – é de extrema importância para a captação das águas da chuva, que abastecem três importantes aquíferos. Entre eles está presente o Aquífero Guarani, responsável por abastecer grande parte do Brasil e até de outros países.

É PRECISO PRESERVAR AS NASCENTES!

Como o próprio nome diz, as nascentes representam o nascimento das águas. Essas águas estão armazenadas em reservatórios subterrâneos e surgem na superfície formando as nascentes. São essas nascentes que fornecem água para os córregos, rios e também são fonte para inúmeros organismos. Se a nascente não for preservada, a água perde volume e qualidade. Isso traz uma série de malefícios para a o ecossistema.

o projeto - save cerrado

como o vaiviver atua no cerrado?

O VaiViver ajuda a conservar áreas no cerrado através de projetos sociais.  O projeto está inserido em um dos 4 principais corredores de preservação do cerrado brasileiro, na região do município de Bonito de Minas, próximo a Januária, uma das regiões de menor IDH do estado de Minas Gerais e do Brasil. Nós protegemos 1000m2 de área considerada de extrema importância, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente.

por que a importância de proteger essa área?

As florestas não estão apenas entre os reservatórios de carbono mais importantes do planeta. Eles também abrigam uma enorme diversidade de espécies e são o meio de subsistência para todas as pessoas. Os projetos de proteção florestal garantem que as florestas sejam preservadas a longo prazo e que a proteção das florestas receba um valor que não justifique o desmatamento, com isso conseguimos manter as áreas privadas com altíssima relevância de preservação. Juntamente com a população local, os participantes do projeto protegem a área de influências negativas. Para permitir isso, os projetos criam fontes alternativas de renda e oportunidades educacionais.

Juntamente com a população local, os participantes do projeto protegem a área de influências negativas. Para permitir isso, os projetos criam fontes alternativas de renda e oportunidades educacionais.

O local

No cerrado, além das quantidade altas de carbono armazenadas na vegetação, concentra-se uma grande reserva de carbono nas imensas e profundas raízes, por isso o Cerrado é conhecido como Floresta de cabeça para baixo. Evitando o desmatamento, evitamos as emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) na atmosfera e consequentemente o aquecimento global..