Por que o cerrado?
Segundo documento do Ministério do Meio Ambiente, o Cerrado detém 5% da biodiversidade do planeta. Além de abranger 25% do território brasileiro, mas somente 3,1% de seu território está em proteção integral. É o bioma que possui a menor porcentagem de áreas sobre a proteção integral. Segundo estimativas, abriga mais de 6 mil espécies de árvores e 800 espécies de aves. Além da variedade de outras formas de vida. Por isso, o Cerrado é uma das 25 áreas do mundo consideradas críticas para conservação, devido à riqueza biológica e à ação do homem.
O CERRADO ABRIGA AS NASCENTES DAS TRÊS MAIORES BACIAS HIDROGRÁFICAS DA AMÉRICA DO SUL!
No cerrado nascem a bacia do São Francisco, Amazônica/Tocantins e Prata, mas seu potencial aquífero não para por aí. A vegetação do Cerrado – a segunda maior formação vegetal da América Latina em extensão – é de extrema importância para a captação das águas da chuva, que abastecem três importantes aquíferos. Entre eles está presente o Aquífero Guarani, responsável por abastecer grande parte do Brasil e até de outros países.

É PRECISO PRESERVAR AS NASCENTES!

o projeto - save cerrado
como o vaiviver atua no cerrado?
O VaiViver ajuda a conservar áreas no cerrado através de projetos sociais. O projeto está inserido em um dos 4 principais corredores de preservação do cerrado brasileiro, na região do município de Bonito de Minas, próximo a Januária, uma das regiões de menor IDH do estado de Minas Gerais e do Brasil. Nós protegemos 1000m2 de área considerada de extrema importância, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente.

por que a importância de proteger essa área?
Juntamente com a população local, os participantes do projeto protegem a área de influências negativas. Para permitir isso, os projetos criam fontes alternativas de renda e oportunidades educacionais.
O local

No cerrado, além das quantidade altas de carbono armazenadas na vegetação, concentra-se uma grande reserva de carbono nas imensas e profundas raízes, por isso o Cerrado é conhecido como Floresta de cabeça para baixo. Evitando o desmatamento, evitamos as emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) na atmosfera e consequentemente o aquecimento global..