fbpx

Ferrovia de Curitiba - Morretes: mais de 135 anos de história!

Ferrovia de Curitiba - Morretes: mais de 135 anos de história!

Eleito um dos passeios de trem mais lindos do Mundo, a descida da Serra do Mar paranaense pelos trilhos é uma aventura encantadora, recheada com mais de 135 anos de história pra contar!

Eleito um dos passeios de trem mais lindos do Mundo, a descida da Serra do Mar paranaense pelos trilhos é uma aventura encantadora, recheada com mais de 135 anos de história pra contar!

Construída de 1880 a 1885, a Ferrovia Paranaguá – Curitiba foi construída para transportar as riquezas do estado do Paraná! O século XIX foi marcado no sul do Brasil pela exportação da Erva Mate, também conhecido como Ouro Verde que trouxe tanta riqueza e prosperidade econômica pro Paraná.

Essa grande obra de engenharia foi pensada para escoar mercadorias da região alta do Paraná até o Porto de Paranaguá, facilitando assim o trajeto e optimizando a quantidade de carga que podia ser levada de uma vez!

Entre os anos de 1840 e 1850, quando se iniciou a era da Erva Mate no sul do Brasil, o único meio de transporte possível para escoar o Ouro Verde era nos lombos das mulas. Alguns anos mais tarde, a estrada da Graciosa foi construída e permitia a passagem de Carroças levando o Mate. Uma curiosidade é que essa estradinha era um caminho que os indígenas já usavam há muitos anos e os engenheiros brasileiros abriram um caminho mais largo que permitisse a passagem das carroças. Mesmo sendo melhor do que o lombo das mulas ainda assim, era demorado e a quantidade transportada bastante limitada.

E então, em 1880, veio o projeto de construção da Ferrovia que poderia transportar até 6 toneladas em um único dia, o que era MUITA COISA para aquela época (só para ter noção, hoje em dia, os vagões podem transportar até 100 toneladas).

O passeio é cheio de histórias, cada vagão de trem conta com um guia que conta a história da ferrovia e do estado do Paraná de forma preciosa e rica em detalhes, mas para matar a curiosidade, vamos falar mais sobre a maior obra de engenharia do Brasil do século XIX!

Confira alguns fatos imperdíveis:

  1. A Ferrovia foi construída com o intuito de transportar mercadoria (carga) e não para o transporte de passageiros! Ela é utilizada até hoje para o transporte de carga (basicamente grãos de soja) e a Serra Verde Express tem uma licença para transportar passageiros devido ao turismo! Isso é incrível porque permite que pessoas comuns como eu e você conheçamos a história do nosso país de pertinho!

2. A Ferrovia de Curitiba Paranaguá foi pioneira em diversas área! Foi a primeira das grandes obras de engenharia brasileira e foi construída pelos irmão Rebouças, os primeiros afrodescendentes engenheiros no Brasil e também considerados os maiores engenheiros do século XIX desse país!

Irmão Rebouças, primeiros engenheiros negros do país, pioneiros na maior obra de engenharia do Brasil! Também considerados os maiores engenheiros do século XIX deste país!

3. No Projeto inicial, a Ferrovia ligaria o Porto de Paranaguá, no Paraná a cidade de Miranda, no Mato Grosso do Sul, uma cidadezinha que faz fronteira com o Paraguia. Na cidade de Miranda, existia uma hidrovia que poderia transportar o mate desde o Paraguai para ser escoado por Paranaguá e então vendido na Europa. Mas quando a Guerra do Paraguai começou a apertar, o projeto foi deixado de lado e se manteve apenas até Curitiba.

4. A construção da Ferrovia foi um grande feito, você acredita que ela foi construída de 1880 a 1885? apenas 05 anos pra ser construída em um tempo de muito menos recursos do que hoje. (Fico até pensativa sobre as obras do metrô de São Paulo quando vê um negócio desses).

5. A viagem inaugural da Ferrovia foi feita no final de 1884 pelaPrincesa Isabel, filha de Dom Pedro II. Hoje, a estação ferroviária é um dos marcos de Curitiba e abriga o Museu Ferroviário. A ferrovia trouxe o avanço econômico para essa cidade nos séculos XIX e XX.

Princesa Isabel e seu esposo, Conde D'Eu. Em 1884, embarcaram para a viagem inaugural da ferrovia!

6. A última curiosidade é que os passageiros sempre se surpreendem com a fauna e a flora da Serra do Mar Paranaense, que é também a maior área contínua de Mata Atlânticapreservada do país. É para contemplar e suspirar de tão lindo!

A estrada de ferro conta com mais de 41 pontes, centenas de pontilhões, 13 túneis e viadutos de grande destaque! É um passeio emocionante, recheado de mais de 130 anos de história! Dá pra perder, gente? Não dá!

Pra quem gostou dessas curiosidades, super recomendo o documentário feito em 2015 feito especialmente para a comemoração dos 130 anos da Estrada de Ferro! Você pode assistí-lo gratuitamente nesse vídeo aqui embaixo 🙂 

Para os que amam ler sobre história, recomendo a leitura completa sobre a história da ferrovia, você pode encontrá-lo clicando aqui

Se ficou realmente interessado em fazer esse lindo passeio de trem, deixe seu e-mail pra gente e que te avisaremos quando novas datas para o passeio forem abertas!

Espero te ver em breve nessa viagem!

Ceci

Nos acompanhe em nossas mídias sociais!